Quem somos
Quem somos
“A ESCOLA, ALÉM DE UM ESPAÇO DE ENCONTROS E TROCAS INTERATIVAS, É TAMBÉM UM LOCAL DE REFLEXÕES E APRENDIZAGENS COMPARTILHADAS.”
Maria Alice Proença
Nossa escola está preparada para receber famílias e crianças na busca de educar seus filhos para um mundo mais generoso e feliz. Em um ambiente acolhedor e de muitas brincadeiras e aprendizagens conseguimos, junto com a nossa querida equipe e crianças, um cuidar diferenciado e inclusivo, que permite olhar cada criança com atenção favorecendo o desenvolvimento. Nosso foco está voltado à fase inicial da vida, na qual se verifica proporcionalmente o maior salto de desenvolvimento tanto neurológico, quanto emocional. Nosso maior projeto é o brincar! Para nós brincar é liberdade para imaginar e lidar com a realidade. Com a brincadeira conseguimos resolver nossos medos e frustrações. Esperamos fazer parte do desenvolvimento do seu filho durante a Educação Infantil.
Quando perguntamos às famílias o que elas esperam de nós, creche escola, são muitos os desejos e expectativas e claro, procuramos saciar todas elas, sem perder de vista nossa essência. Por aqui somos creche e somos escola! Mas como? Pois é... entendemos a necessidade dos pais que buscam um lugar com segurança, conforto e afeto para acolher os filhos enquanto eles trabalham (cuidado, banho e alimentação) e temos o pedagógico, nosso maior objetivo quando pensamos em escola: O lugar do coletivo!
Nossa proposta é humanista e tem a criança como protagonista de sua caminhada pedagógica. Mas, como na educação não fazemos nada sozinho, precisamos da parceria das famílias que acreditam em nós, dos educadores que tornam concreto o nosso discurso e os teóricos que fundamentam nossa prática. Vygotsky que contribui nos fazendo entender o quão importante é a socialização de crianças em idades diferentes; Freinet que nos incentiva todo o tempo a diversificar a rotina, com os Cantos de Trabalho, Pikler que nos mostra o quanto os bebês podem sim, ser autônomos e Montessori que nos diz que o ambiente da escola é para as crianças e por isso, eles podem e devem ser desafiadores e que os pequenos se sintam parte dele, podendo escolher quando pegar, guardar e manusear o que está no espaço com liberdade para experimentar. Assim, caminhamos diariamente para uma educação do diálogo, do respeito e do afeto!
"Na ausência do outro, o homem não se constrói homem." (Lev Vygotsky)
Assim como Vygostsky, acreditamos que o agrupamento de crianças na Educação Infantil não é apenas uma questão de organização física ou social, mas uma prática pedagógica que facilita o desenvolvimento cognitivo, emocional e social delas. Ao agrupá-las em diferentes níveis de desenvolvimento, o educador cria um ambiente no qual a aprendizagem se dá por meio da interação social, da mediação do educador ao orientá-las na construção do conhecimento, e da colaboração.
O melhor lugar para isso acontecer é na escola; o lugar dos desafios, de ver o outro e se sentir parte do mundo. Ao longo dos anos temos realizado estudos, reuniões e compartilhado com as famílias a respeito da nossa rotina, proposta e intenção com esse formato. Iinicialmente causa uma estranheza natural, que logo dá lugar a confiança e ao reconhecimento do quanto os pequenos se desenvolem e se alegram com suas descobertas!